sexta-feira, 2 de julho de 2010

Informativo Manuelzão n°50 - Nossa Herança


Inundações: onde está o saber urbanístico da UFMG?
        A reportagem fala a respeito das inundações que ocorrem no campus UFMG da Pampulha em períodos muito chuvosos. Como o ambiente é um local de ensino e foi projetado por bons profissionais da área de planejamentos urbano é de se esperar que ele não ofereça problemas nas épocas de chuva, mas não é o que acontece. A universidade alega que a impermeabilização dos solos no processo de urbanização da cidade como um fator determinante para a situação atual, porém na própria instituição ocorre a alteração no solo.



Expedição a caminho
        No ano de 2003 três canoístas desceram 801 quilômetros entre a nascente e a foz do Velhas. O objetivo era chamar atenção para os graves problemas enfrentados pelo rio. Em 2009 aconteceu algo semelhante, dessa vez a idéia era mais ampla e tinha como tema a bacia, foram realizadas mini-expedições, atividades por grupos de ciclistas e caminhadas em prol da preservação do congado.

Raio-X no Velhas
       Foi realizada uma pesquisa no trecho de 1 quilometro do rio para avaliar processos como o assoreamento, a degradação da mata ciliar, no ecossistema. Com esse trabalho foi possível analisar o comportamento de seres vivos locais expostos a diferentes níveis de qualidade ambiental e outros impactos causados pela degradação no entorno do rio.

Lixo sem fim
        No mês de janeiro de 2008, mais do que cheias aumentaram o volume do Rio das Velhas. Parte de um antigo lixão em Nova Lima foi parar dentro do Rio. Daí começam as discussões sobre a falta de espaço para o aterramento do lixo e surgem as idéias de eliminar os lixões e criar locais específicos p/ gestão do lixo com o uso da coleta seletiva.

Por favor a tecla SAP
       Conciliar desenvolvimento do Vetor Norte(conjunto dos municípios de Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Vespasiano, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, São José da Lapa, Confins e Jaboticatubas. Grande parte da sub-bacia do Ribeirão da Mata, assim como municípios da região cárstica de Lagoa Santa integram o Vetor) da Região Metropolitana de Belo Horizonte com a preservação. Com o progresso da região a idéia foi criar um Sistema de Áreas Protegidas (SAP). O sistema deve estar concluído em 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário